domingo, 24 de junho de 2018

Como a berinjela pode auxiliar no processo de emagrecimento


berinjela veio de longe, do Sudoeste Asiático , mais especificamente da região que em tempos se chamou Birmânia (hoje o Myanmar). Foi levada para o Mediterrânico pela mão dos comerciantes do Médio Oriente no início da Idade Média e no século XII os mouros introduziram-na em Espanha. Daí até se espalhar pelo resto da Europa foi um instante.

Além de altamente nutritiva, é gastronomicamente super versátil. Com sua casca de tom roxo escuro, a berinjela é uma ótima aliada no combate ao colesterol. Outros benefícios incluem as suas propriedades diuréticas, funcionando como um laxante e tônico digestivo, ajudando ainda na prevenção do cancro.
É um alimento de baixo valor energético, apresentando apenas 21 calorias por 100 gramas. Com baixo teor em gordura (0,1 g/100 gramas) é, maioritariamente, constituída por água (92,5%).
A tonalidade roxa deve-se à presença de antocianina na casca, que tem propriedades antioxidantes.
Mas há mais… Saiba tudo o que a beringela pode fazer por si!
Auxilia no emagrecimento: o alto teor de água e de fibra, provoca uma sensação de saciedade.
Fonte de fibras: ajuda a aliviar a prisão de ventre e promove a limpeza do trato intestinal.
Rica em nutrientes: possui vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), vitamina C, além de minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre, manganês e diversos fitonutrientes.
Cérebro saudável: possui um antioxidante que atua contra a ação de radicais livres que podem danificar as células do cérebro.
Equilíbrio da pressão arterial: a beringela é uma ótima fonte de antioxidantes que estimulam a produção do hormona aldosterona.
Saúde dos rins: os oxidantes presentes neste vegetal atuam como diurético.
Pele saudável: as vitaminas e minerais presentes ajudam a proteger a pele do envelhecimento precoce.
Controlo do colesterol e saúde do coração: auxilia na redução do mau colesterol no sangue.
Como preparar e cozinhar
A berinjela é um verdadeiro aliado da Dieta Mediterrânica, podendo ser consumida frita, assada, estufada, cozida ou grelhada. Junho e Outubro são os meses em que mais se produz berinjela, mas hoje pode consumir berinjelas ao longo de todo o ano, como parte de uma dieta equilibrada. Casca, polpa e sementes, tudo é comestível neste fruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Panqueca Proteica de Abóbora

  Panqueca Proteica de Abóbora Essa panqueca proteica de abóbora é assustadoramente deliciosa e você vai amar fazer! ​Além disso ela é simpl...